Para que serve o software catalão Softcatalà?

O software catalão Softcatalà é, sem dúvida alguma, um ótimo recurso para todo aluno de língua catalã

O software catalão Softcatalà é, sem dúvida alguma, um ótimo recurso para todo aluno de língua catalã

Aprender um idioma é vivê-lo. E como se vive um idioma? Usando-o. Mas como usá-lo? Nesta publicação, vocês terão uma excelente dica: o software catalão Softcatalà.

O Softcatalà é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas voltadas para o uso do catalão na Informática. A equipe do Softcatalà é formada por engenheiros informáticos, tradutores, estudantes de Filologia e gente especializada em design digital. Softcatalà colaborou, por exemplo, no processo de tradução do pacote OpenOffice (ano 2000), e em 2001, iniciou o processo de tradução da interface gráfica do Google.

Áreas de atuação do Softcatalà

São muitas as áreas de atuação do Softcatalà, como vocês podem ver nesta página. Em cada uma delas, é possível enviar uma solicitação de colaboração com o projeto de tradução.

Ferramentas linguísticas

No site do Softcatalà, existem formidáveis programas, úteis para todo aprendiz da língua catalã. São eles:

Language Tool: é um corretor gramatical, que serve não somente para a língua catalã, mas para outros idiomas também. É possível fazer o download do Language Tool, mas ele também pode ser usado como extensão dos navegadores Firefox e Chrome. E, logicamente, pode ser usado como corretor no sistema Android. Confiram esta página.

– Dicionários: existem dois. O primeiro deles é o Diccionari Multilingüe. Como o próprio nome diz, é um dicionário que oferece traduções para mais de um idioma. Basta escrever a palavra em catalão no campo de preenchimento, e aparecerão traduções para cinco idiomas (o português não é um deles). O segundo dicionário é o de sinônimos. É excelente para ampliarmos nosso repertório lexical.

Texto relacionado: Por que aprender catalão?

O catalanizador do Softcatalà

Trata-se de um poderoso modo de fazer do catalão o idioma principal do seu computador. Atenção: façam isso quando vocês tiverem pleno domínio do nome, em português, dos ícones, bem como daquelas mensagens que geralmente vemos em nosso computador. É possível catalanizar, também, o idioma de escrita do teclado e o de navegação na Internet. Por exemplo, a mensagem “O servidor não foi encontrado” fica assim em catalão: “No s’ha trobat el servidor“.

Catalanizando sua vida digital

É preciso abusar das opções de aprendizagem linguística. Atualmente, fazer de um idioma uma parte diária da vida requer versatilidade. Além das dicas acima, é possível catalanizar o Facebook, que também passa por atualizações diárias quanto às traduções de colaboradores voluntários. Curta páginas em catalão, entre em grupos de catalães (busque “catalans“, “Catalunya” no espaço de pesquisa).

Compartilhe!